A ABEN é uma conferência anual que tem como designação, A Bíblia entre nós e decorre no final de Setembro ou início de Outubro. Foi projetada para um ciclo de dez conferências, 2016-2025. Como o próprio nome evidência é a Palavra de Deus o foco desta conferência. A Bíblia para ser observada, estudada, interpretada e aplicada a “nós”, enquanto cristãos.

A organização que realiza esta conferência é o Instituto Bíblico Português – IBP, uma escola teológica criada em 1974. O IBP valoriza as Escrituras e a interpretação bíblica, tendo em especial atenção a sua aplicação contemporânea. Há 42 anos que o corpo docente lecciona a Bíblia, equipando os servos de Deus para a Sua obra.

Ao longo de 42 anos de existência, o foco do IBP é a Palavra de Deus. O projecto A Bíblia entre nós nasceu com base neste valor da fé cristã. Há muito que existe uma lacuna nesta área e quisemos ir mais além expandindo esta visão institucional. A razão é partilhar todo o trabalho e o esforço conjunto de servos de Deus que se dedicam ao estudo das Escrituras, oferecendo à comunidade cristã uma conferência onde a Palavra de Deus seja o centro. É o texto bíblico que queremos estudar e aprofundar, valorizando-o e partilhando-o num contexto comunitário de estudo, com a preocupação central de aplicar à sociedade contemporânea de Portugal. Assim, nasceu a ideia de oferecer a Bíblia, para que os seus tesouros sejam ouvidos, interpretados, partilhados e aplicados entre nós, onde a unidade se faz na diversidade denominacional.

A ABEN realiza-se nas instalações do Instituto Bíblico Português, na Rua Castelo Picão, nº 13, 2660-144 Santo Antão do Tojal, concelho de Loures.

Do programa fazem parte:

  1. Exposições Bíblicas que são preparadas pelos professores do IBP, ao longo de cada ano lectivo, onde aprofundam a interpretação e a exegese dos textos originais. Os textos bíblicos são a base para a escolha de um tema anual e os resultados serão partilhados com a comunidade cristã no decorrer da Conferência, com ênfase na aplicação à vida cristã.
  1. Debates – todos os anos são convidados líderes ou pessoas que estejam a colaborar em outros ministérios e instituições cristãs, com o objectivo de interagir com os mais activos agentes do evangelismo nacional, a fim de analisar e aplicar os textos bíblicos, aprendendo uns com os outros.
  1. Workshops criativos – com a participação de professores do IBP e convidados externos, ministrando assuntos como a Motivação e Interpretação Bíblica.
  1. Testemunhos de Fé – partilha de testemunhos individuais e colectivos de pessoas que lideram ministérios estratégicos em Portugal, e interceder por eles, para o bem e o avanço da obra evangélica portuguesa.
  1. Músicas de Louvor – com a participação de convidados formados nesta área, que procuram ter um repertório variado de músicas, incluindo originais que reflectem o espírito da conferência.
  1. Oração e comunhão – momentos de oração e comunhão são também uns dos propósitos desta conferência, procurando estreitar laços de intimidade com Deus e com ou outros.
  1. ABEN KIDS – temos um programa para crianças preparado por uma equipa do CCI – Centro Cristão Interdenominacional, que nos últimos 17 anos organiza  acampamentos de verão, com forte ênfase no ensino bíblico. As crianças serão tanto entretidas como edificadas com o mesmo tema anual de cada Conferência.

Poderá inscrever-se no site http://abibliaentrenos.pt e preencher o formulário de inscrição. Pode optar por participar em tempo integral, todos os dias, ou em tempo parcial.

Deverá sinalizar a sua inscrição, caso opte por se inscrever a tempo integral, mediante um pagamento inicial que será efectuado para o número de conta indicado na ficha de inscrição.

Consulte a nossa tabela de preços ABEN no nosso site.

Se precisar de alojamento poderá ficar nas instalações do IBP mediante a reserva de quarto (roupa de cama não fornecida). Inscrições de alojamento limitadas às vagas existentes.

Poderá comer nas instalações do IBP, serão servidas refeições rápidas – snacks.

No entanto, pode optar por escolher os restaurantes mais próximos. Sugestões:

–  Restaurante o Nuno Bairro 1º de Maio, 30, Santo Antão do Tojal

–  Restaurante Flor do Tojal Rua Padre Américo, 53, Santo Antão do Tojal

–  Café o Martinho – Bairro Francisco Maria Borges, 72, Santo Antão do Tojal.

– LouresShopping – vários restaurantes (cerca de 5Km)

As instalações do IBP estão localizadas no concelho de Loures a 20km de Lisboa. Os acessos são através das auto-estradas A8 e CREL- A9, ou por meio dos autocarros da RL (331 e 334 – Campo Grande -Bucelas).